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Como ter lucro em minha empresa

Talvez a pergunta que esteja martelando na cabeça de vários empresários brasileiros nesse momento seja essa: Como sair do prejuízo e fazer minha empresa ter lucro? A vida do empreendedor não é simples, ao contrário do que muitas pessoas e funcionários pensam.

Então vamos focar nos passos que o empreendedor deve dar para olhar o balanço no fim do mês e ver que o negócio Deu Lucro. Não existe fórmula, mas existe caminho.

1. Entenda suas finanças

Conhecer as finanças do seu negócio não é só saber quanto se ganha e quanto se gasta por mês. Já conversei com vários empresários que não tem nem mesmo essa informação, mas o conhecimento deve ser ainda mais profundo.

Entender as finanças do seu negócio é entender de onde o dinheiro vem e como vem. Qual produto ou serviço contribui mais com a receita bruta e com a receita líquida. Que tipo de cliente vale a pena? Em média quanto cada cliente te dá de lucro?

Conhece a regra de Pareto? A regra diz que 20% do esforço trazem 80% dos resultados. De onde vem 80% do seu resultado? Está funcionando essa matemática?

Todas essas perguntas podem se repetir com os gastos. Para onde o dinheiro está indo? Quais são os vilões das despesas e quais tem dado retorno positivo?

Como dono do negócio você deve dominar algumas informações. Compreenda como a roda financeira do seu negócio tem girado e como ela pode girar ainda mais.

2. Corte custos

Como diz um dos sócios da Ambev, Beto Sicupira: “Custo é igual unha, tem que cortar sempre.”

A fórmula é simples: Receita – Custos = Lucro.

Nessa equação o que permite uma ação imediata são os custos. Grandes empresas têm criado metas para redução de custos cada vez mais agressivas e conseguido diminuir gastos mantendo qualidade. A parte de manter a qualidade é muito importante, não se esqueça.

Isso acontece pois quando temos uma meta e nos dedicamos a atingi-la encontramos saídas criativas. É preciso ter foco e trabalhar duro para encontrar onde cortar custos mantendo qualidade. Dependendo do seu negócio pode ser difícil, mas é sim possível.

Reduza seus gastos anualmente e seu negócio será saudável e estará sempre mais preparado que os concorrentes para enfrentar crises. Austeridade nos gastos é fundamental.Tenha uma estratégia

3. Pense seu negócio.

Tenha estratégia de preços, comercial, posicionamento de mercado, marketing e marketing digital. Tenha um público alvo, uma persona. Tenha objetivos e metas anuais.

Crie planos para cada área do seu negócio. Crie planos para atingir suas metas. Identifique o passo-a-passo, os problemas e as dificuldades encontradas.

Avalia seu concorrente. Conheça suas forças e fraquezas. Monitore inovações e oportunidades. Saiba se defender e também atacar.

Trate seu negócio como um estrategista. Não seja simplesmente um participante do mercado, direcione seu mercado e crie uma rota bem definida para sua empresa.

4. Invista em marketing

“Se eu tivesse um único dólar investiria em propaganda”

Essa frase é de Henry Ford, um dos maiores nomes da indústria de todos os tempos. Quase 100 anos depois, em um mercado tão competitivo como o de hoje, investir em propaganda faz ainda mais sentido.

É curioso como algumas empresas quando veem a necessidade de investir em propaganda não tem caixa para isso. Pode ter certeza que uma coisa está diretamente relacionada com a outra.

Não tem dinheiro para investir em marketing ou exatamente por não ter investido em marketing?

Divulgar sua empresa, seja através de site, impressos, outdoors, jornais, Facebook, Instagram ou até mesmo WhatsApp é fundamental. É uma ferramenta para implementar sua estratégia, conquistar clientes e aumentar faturamento.

Se você investe em propaganda e marketing você tem resultados. Se os resultados não são satisfatórios a solução é ajustar e melhorar o plano, mas nunca parar de divulgar seu negócio.

Quem não é visto não é lembrado.

Leia também: Como divulgar minha empresa. 3 caminhos que dão resultado.

5. Crie KPI’s

KPI (Key Performance Indicator) significa Indicador Chave de Desempenho. São indicadores criados para monitorar o desempenho da empresa. É uma ferramenta que permite quantificar os resultados e processos.

Através dele você monitora a evolução rumo às metas estabelecidas e tem uma visão macro de onde está seu negócio em relação ao seu planejado.

Os KPI’s podem estar relacionados à conversão de clientes, faturamento, ticket médio, engajamento em redes sociais e muito mais. Defina os principais KPI’s do seu negócio e trabalha em cima deles.

6. Mensure, avalie e corrija

Por fim, avalie os resultados de cada ação executada. Seja crítico para encontrar erros, inclusive os seus. Corrija o plano e comece o ciclo novamente.

Trabalhar sem monitorar, avaliar e corrigir não aproxima você do sucesso ou de um lucro maior. Nossas ações não podem ser impensadas e os resultados obtidos não podem ser atribuídos ao acaso.

Toda meta pode ser atingida e abordada com a estratégia e a energia correta. Então tome a frente do seu negócio e dos seus resultados. Tenha foco total em saber onde está, para onde vai e, principalmente, como vai.

Conclusão

Pode existir crise, o mercado pode estar difícil e o país instável. Ainda assim, existem resultados que dependem apenas de você. Tenha o lucro como um projeto pessoal. Compartilhe com sua equipe suas metas e quais os caminhos traçados.

Não apenas abra a porta da sua empresa ou coloque um negócio digital no ar. Pense de maneira estratégica, se dedique a planejar e mensurar seus resultados.

E não se esqueça que não é tudo sobre dinheiro. Lucro também é sua saúde física e mental. Seus momentos de lazer, sua vida pessoa, relacionamentos e família. Use as ferramentas acima não só para ganhar dinheiro, mas para ganhar dinheiro com qualidade de vida.

Tem alguma dúvida ou precisa de ajuda em seu negócio? Envie uma mensagem e ficaremos felizes em ajudar.

Obrigado e até a próxima!

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